A importância da habilitação com a formação técnica e do conhecimento da NR 11

Saiba mais sobre a legislação trabalhista NR 11 e sua importância no dia a dia de trabalho

 

Sobre o que se trata a legislação trabalhista NR 11? Para que serve esse tipo de regulamentação no trabalho? O operador de empilhadeira  precisa ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Essas são umas das principais perguntas a serem realizadas por quem tem interesse ou precisa trabalhar com empilhadeiras, escavadeiras, gruas, mini carregadeiras, pás carregadeiras, ponte rolante e retro escavadeira. Nesse artigo, tiraremos todas as dúvidas para que você possa ficar por dentro, se regularizar e trabalhar com segurança.

 

movserv 215x300 - A importância da habilitação com a formação técnica e do conhecimento da NR 11

 

 

Mas, afinal, o que é a NR 11?

 

A NR 11 é uma legislação trabalhista que orienta e normatiza a operação de equipamentos como, por exemplo, escavadeiras, elevadores, guindastes, transportes industriais e máquinas transportadoras que possuam força motriz própria.

 

Segundo a legislação NR 11.1.6: “Os operadores de equipamento de transporte motorizado deverão ter o curso de operador de empilhadeira e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.”

 

Mas, o operador de transportes de carga, como, por exemplo, empilhadeiras, pode utilizar como habilitação a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?

 

Não. E é exatamente para isso que foi criada essa legislação trabalhista. A NR 11 regulamenta as condições de segurança nos locais de trabalho, referente ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais que podem causar diversas complicações se não realizada.

 

Segundo essa norma, é obrigatório que o profissional realize e tenha uma formação técnica para o manuseio desses tipos de transportes de carga através de um curso que é oferecido com a finalidade de dar mais segurança e conhecimento, além de prevenir acidentes e de manusear o equipamento de forma errada.

 

Sobre o curso

 

A falta de orientação para o manuseio de equipamentos é um erro costumeiro. Para esses tipos de veículos é necessária uma manutenção e que seus operadores sejam devidamente treinados. Por isso, o curso é obrigatório na NR 11 e é indicado para todos os profissionais que desejam atualizar-se, qualificar-se e aperfeiçoar os conhecimentos na área.

 

Neste curso, são passados conhecimentos sobre NR 6 (Equipamento de Proteção Individual – EPI) a qual aborda as obrigações do contratado e contratante no que diz respeito ao uso e fornecimento do equipamento de proteção individual, prevenção e combate a incêndio em empilhadeiras, abordagem da NR 11 (transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais), o conceito de empilhadeira, itens de segurança, normas de operação, regras de segurança (vistoria do equipamento, centro de carga, centro de gravidade e manobras corretas), uma breve abordagem da NR 18 (condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), logística e operação de empilhadeiras, além de aulas práticas.

 

Com duração de 16 horas, o curso também fornece certificação que é válida por todo o território nacional e possui validade de 3 anos, segundo a NR 11. Após esse período, é necessário a realização de uma reciclagem sobre os assuntos abordados.

 

Nós da MoServ realizamos treinamentos e contamos com um corpo técnico de instrutores com mais de 30 anos de atuação no ramo de movimentação de materiais, promovendo segurança para os alunos.

 

Para mais informações e orçamentos, estamos aqui esperando por você!



background
Contato



(32) 3225-0018

(32) 3225-0018

Rua Taizo Kitamura, 768 - Galpão, Benfica, Juiz de Fora - Minas Gerais. CEP: 36090-654

VER NO GOOGLE MAPS